segunda-feira, 21 de abril de 2008

Emagrecimento Saudável

Rita Daniela Bruni Nunes*



Quando pensamos em emagrecimento, o que vem à sua cabeça? Um corpo perfeito e magro, uma vida ótima, uma aparência de ser linda como Gisele Bündchen...? Para completar, gostaríamos de tudo rápido e fácil, como num piscar de olhos, através de dietas milagrosas e extremamente hipocalóricas de todos os tipos.
Podemos notar que nosso mundo é muito veloz e que vivemos numa sociedade onde tudo é “para ontem”, não havendo espaços para o esperar. Isso coloca-nos na posição de uma busca imediatista pelo sucesso, o que pode ser uma ilusão.
Afinal, o que funciona então? Na Reeducação Alimentar - que é um processo que visa o emagrecimento como uma forma diferenciada de ficarmos de bem conosco mesmos e que funciona como uma prevenção de doenças e manutenção da nossa saúde - existe a quebra de um paradigma: o abrir mão de uma solução mágica muito oferecida pela mídia e partir para uma nova educação. O caminho seria tomar as rédeas de nossa alimentação e dos cuidados com nosso corpo sem aderir às pretensas fórmulas mágicas. Isso se dá através de um plano alimentar, novos hábitos e um equilíbrio dos nutrientes da dieta, podendo-se comer praticamente de tudo, com moderação e prazer. Percebemos que não é algo fácil, mas uma nova forma de lidar com a comida, implicando num processo de mudança - o que pode gerar angústia, por ser algo desconhecido e novo. A Psicologia/ Psiquiatria, a Nutrição e a Educação Física são as áreas da saúde que muito podem ajudar nesta busca por um sucesso nem tão imediato, quiçá duradouro.
É importante lembrar que ter um corpo mais esteticamente bonito e saudável pode também auxiliar a nossa saúde mental, levantando nosso astral, por exemplo. Sabe-se, no entanto, que nem todos nossos problemas terão chegado a um final apenas por termos alcançado o objetivo do emagrecimento! Talvez estejamos- isto sim- com mais disposição à enfrentar os desafios diários: a manutenção do sucesso.

(Artiguito publicado no jornalzinho Tudo Perto, em 2002)
PS: Sim, eu estava mais magra!!! Hahaha

Um comentário:

Sávio Cabo Frio disse...

Tá, vc estava mais magra...
Vou fingir que não entendi o pq de ter recebido este texto por email, guria!
Ahuahauhauhau
Em tempo: quem tá mais magro (ou menos gordo?) agora sou eu... então, please, pára de reviver meu passado obeso com aquelas fotos que me mandaste... se vir alguma delas por aqui, juro que chamo meu amigo BACO pra hackear e tirar do ar este blog... heehhe

bjos